Instituto LIFE

O Instituto LIFE é responsável pelo desenvolvimento, gestão e expansão internacional da Metodologia LIFE. Essa iniciativa, pragmática e robusta, tem como objetivo promover o engajamento de organizações na conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos através da orientação e do reconhecimento da implementação de ações de conservação voluntárias e efetivas. Para responder a critérios de rigor científico, aplicabilidade no mercado e efetiva contribuição para ganho de escala das ações de conservação, o Instituto LIFE trabalhou seriamente no desenvolvimento da Metodologia e do sistema de certificação. Esse processo contou com consultas públicas, reuniões técnicas e auditorias-piloto em diferentes setores da economia. O Instituto LIFE possui comprovada expertise no desenvolvimento de projetos técnicos e ferramentas de gestão, através da coordenação de equipes multidisciplinares, envolvendo a participação de:

  • Equipe técnica própria;
  • Acadêmicos: integrantes da Comissão Técnica Permanente do Instituto LIFE. Assim o Instituto LIFE atua de duas formas complementares:
    •  Think-and-do Tank: baseado na capacidade técnico-científica e de coordenação de projetos, o Instituto LIFE atua como instituição de referência para desenvolvimento e aplicação de ferramentas ambientais com foco em conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
    •  Organização Normalizadora: a Metodologia LIFE pode ser aplicada como sistema de certificação de terceira-parte, sendo o Instituto LIFE também responsável pelo treinamento de auditores e acreditação de organismos de certificadores.